segunda-feira, 20 de julho de 2015

Codex Gigas - A "Bíblia do diabo"

O Codex Gigas, o maior manuscrito feito na idade média está cercado de mistérios, polemicas e curiosidades. A chamada bíblia do diabo consta com uma grande figura do diabo no seu interior e da lenda em torno da sua criação. Contaremos a historia por trás desse misterioso livro.

O Codex é um livro escrito  início do século XIII, presumivelmente no mosteiro beneditino de Podlažice na Boémia (atual República Checa) criado por um monge.
Esse manuscrito é considerado o maior feito na idade média com cerca de 75 quilos, 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura. Alguns especialista dizem que seria necessário couro de pelo menos 160 animais para faze-lo. Atualmente ele encontra-se na Biblioteca Nacional da Suécia em Estocolmo.

Fonte da imagem: Reprodução/National Library of Sweden


¡ História !

A história desse livro está cercado de muitos mistérios. A maioria dos estudiosos do livro concordam que esse livro foi feito no mosteiro beneditino de Podlažice, mas o autor é desconhecido acredita-se que ele foi escrito por uma unica pessoa mas acreditam que levou pelo menos 20 anos para finaliza-lo.

Existe uma lenda (ou uma história real) que diz que o monge foi condenado a morte por cometer uma grave infração contra as regras do mosteiro no qual vivia. Mais precisamente, o sacerdote seria emparedado vivo em um quarto.
Para escapar dessa terrível condenação e consequentemente a morte, o monge pediu uma chance aos outros monges de se redimir. Ele prometeu escrever , em uma única noite, um livro que glorificaria o mosteiro para sempre e que incluiria todo o conhecimento humano. Perto da meia noite ele viu que não seria possível realizar tal fato e assim ele fez uma oração ao diabo para que o ajudasse, e em troca ele venderia sua alma. No livro tem uma imagem em que todos acham que seria a imagem do diabo como outra forma de agradecimento.



Essa figura bizarra está em uma pagina inteira e nenhuma bíblia do mundo trás uma imagem em que mostra o mal encarnado.

¡Conteúdo!

Contem toda a versão Vulgata Latina da Bíblia, exceto para os livros de Actos e Apocalipse, provenientes de uma versão pré-Vulgata. Estão também incluídos a enciclopédia "Etymologiae" de Isidoro de Sevilha, "Antiguidades Judaicas" e "Guerras dos Judeus" de Flávio Josefo, "Chronica Boemorum" (Crónica dos Boémios) de Cosmas de Praga e vários tratados sobre medicina. O livro trás também alfabetos, orações, exorcismo, calendário com as datas de celebração de santos locais e registo de acontecimentos relevantes. Todo o documentos está escrito em latim.
A caligrafia é surpreendente. Todo o livro foi escrito de forma uniforme, a natureza das escritas não é alterada e não contem rasuras em nenhuma parte mostrando que o livro foi feito somente por uma pessoa, contudo isso seria surpreendente pois um homem não conseguiria escreve tao rapidamente, pois sofreria com a atuação do tempo e doenças. O que torna a lenda descrita aceitável.
O livro é descrito por historiadores que o estudam como “ O livro mais fascinante, peculiar, bizarro e inexplicável já escrito “ o que torna-o motivo de cobiça de muitas pessoas, espolio de guerra e interessados pelo sobrenatural.

 E você o que acha do Codex Gigas, chamado por alguns de a bíblia do diabo? Não deixe de comentar, sugerir novos assuntos e compartilhar. Isso é importante para nós.

Contendo uma combinação de histórias antigas, curas medicinais e feitiços é o maior e mais bem conservado manuscrito medieval existente, o Codex Gigas, que em Latim significa “O Grande livro“, é descrito por historiadores que o estudam como “ O livro mais fascinante, peculiar, bizarro e inexplicável já escrito “, na verdade o Códice exerce uma atração quase sobrenatural, foi cobiçado por homens poderosos, roubado como espólio de guerra, e mantido em segredo por um Santo imperador romano por toda a sua história, o livro inspirou medo e obsessão por sua posse Hoje, o magnetismo desse livro continua tão forte quanto antes, embora ele seja mantido permanentemente na Suécia, em 2007 depois de quase 400 anos o livro voltou para sua terra natal.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comments system

Calcule seu Seguro Auto Tokio Marine

Total de visualizações