quinta-feira, 9 de julho de 2015

Manuscrito Voynich - "O livro que ninguém consegue ler.".

Você gosta de ler? É daqueles que "devoram" um livro ou saga em poucos dias e já começa a ler outro? Imagina um livro que ninguém consegue ler. Pois ele existe e foi descoberto em 1912 e é conhecido como o livro mais misterioso do mundo, escrito em um idioma que não conhecemos e ilustrado com plantas e criaturas nunca vistas.


O Manuscrito Voynich é um livro misterioso que contem conteúdo incompreensível. Imagina-se que tenha sido escrito há aproximadamente 600 anos por um autor desconhecido que se utilizou de um sistema de escrita não-identificado e uma linguagem ininteligível. O nome do livro é em homenagem ao livreiro polaco-estadunidense Wilfrid M. Voynich, que o comprou em 1912.


Wilfrid Voynich
Ao longo do tempo inúmeros estudiosos, criptógrafos (amadores e profissionais) incluindo famosos da II Guerra Mundial tentaram desvendar o que está escrito nele, mas nenhuma palavra foi decifrada aumentando mais a curiosidade de varias pessoas ao redor do mundo.
O livro é pequeno, 240 paginas, ilustrados com figuras de plantas desconhecidas, símbolos astrológicos, criaturas em forma de medusas e o que parece ser uma lagosta.


Nestes três páginas manuscritas que parecem objetos astronômicos.

Alguns estudiosos o dividiram em seções de acordo com as figuras que nele encontra como abaixo:

  • Seção I (Fls. 1-66): denominada botânica, contém 113 desenhos de plantas desconhecidas.
  • Seção II (Fls. 67-73): denominada astronômica ou astrológica, apresenta 25 diagramas que parecem se referir a estrelas. Aí podem ser identificados alguns signoszodiacais. Neste caso ainda fica difícil haver certezas acerca do que trata realmente a seção.
  • Seção III (Fls. 75-86): denominada biológica, denominação que se deve exclusivamente à presença de muitas figuras femininas, frequentemente imersas até os joelhos em estranhos vasos comunicantes contendo um fluido escuro.
Logo após essa seção vem uma mesma folha repetida seis vezes, apresentando nove medalhões com imagens de estrelas ou figuras que podem parecer células, imagens radiais de pétalas e feixes de tubos.
  • Seção IV (Fls. 87-102): denominada farmacológica - medicinal, por meio de imagens de ampolas e frascos de formas semelhantes às dos recipientes das farmácias antigas. Nessa seção há ainda desenhos de pequenas plantas e raízes, possivelmente ervas medicinais.
  • A última seção do manuscritto Voynich tem início na folha 103 e prossegue até o fim, sem que haja nessa seção final mais nenhuma imagem, exceto estrelinhas (ou pequenas flores) ao final de alguns parágrafos. Essas marcações fazem crer que se trata de algum tipo de índice. (fonte: internet)


O Manuscrito de Voynich apresenta linguagem e ilustrações indecifráveis (Foto: Simon Worrall)




Uma das plantas encontradas se parece muito com o nosso girassol que só teve presença na Europa apos o descobrimento da América (1942). Mas outras analises recentes revelam que o livro tenha sido escrito em período relativamente curto entre 1404 e 1438, aumentando mais o mistério.


¿Fraude?


Algumas hipóteses foram levantadas sobre esse livro é que foi criado como arte no século XVI como fraude. Será?Segundo essa hipótese o fraudador seria o mago inglês Edward Kelley com ajuda do filósofo John Dee para enganar Rodolfo II da Germânia.
Para verificar essa teoria foi submetido a datação por carbono. O resultado da datação foi que o livro foi escrito no começo do seculo 15 (1400). Ainda sobre isso Kelley não poderia ter escrito pois só nasceu meio seculo depois.


¡Alfabeto!


Desde o inícios todos tentam decifrar em qual idioma está escrito o livro. Muitos acreditam que seria uma língua criada artificialmente somente para a produção dele, outros acreditam que tenham palavras em latim no meio das frases, mas sem resultado algum.
O alfabeto encontrado é único e ainda não foi decifrado. No entanto foram encontradas entre 19 e 28 possíveis letras mas infelizmente não tem nenhuma ligação ou correspondente com os alfabetos de hoje conhecidos. Suspeita-se que o livro tenha sido escrito com dois ou mais alfabetos distintos entre si e que poderia ter sido redigido por mais de uma pessoa.


Até brasileiros entraram nessa para tentar descobrir algo concreto sobre esse misterioso livro, mas como falado nada concreto.

O que você acha desse manuscrito? Tem alguma ideia?





Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comments system

Calcule seu Seguro Auto Tokio Marine

Total de visualizações