Bandeiras de Equador, Venezuela e Colômbia respectivamente |
Com a colonização espanhola na América do Sul, o reino da Espanha precisava de uma forma para administrar toda a terra recém descoberta. Ao contrário do que aconteceu nas terras portuguesas (divisão por capitanias hereditárias) na America espanhola não existia unidade administrativa. O reino espanhol decidiu dividir seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e intendências.
Esse vice-reinados eram:
2 - Vice-reinado do Peru: (Peru)
3 - Vice-reinado da Nova Espanha: (Parte do território do atual México e regiões que atualmente é o sudoeste dos Estados Unidos)
4 - Vice-reinado da Nova Granada: (Equador, a Colômbia e o Panamá)
5 - Terras de segunda: (Outros territórios que não faziam parte dos quatro vice-reinados)
¡ Vice-reinado da Nova Granada ! (1718 - 1822)
Território do vice-reinado da Nova Granada. Fonte: internet |
Vice-reinado da Nova Granada (em castelhano Virreinato de Nueva Granada) foi uma denominação dada em 27 de maio de 1717 a jurisdição colonial do reino da America espanhola onde hoje encontra-se o Panamá, Colômbia, Equador e Venezuela. Esse vice-reino existiu como uma forma de administrar a recém descoberta terra nova. Sua capital era Santa Fé de Bogotá, atual capital colombiana.
Em 1811 Simón Bolívar, militar e político, proclamou a independência da então Nova Granada, mas somente em 1819, por resistência dos espanhóis, foi criado a republica da Colômbia, promulgada a constituição e Bolivar foi instituído presidente da Republica. Em 1821 foi passada a chamar Grã-Colômbia.
Mapa das Independências da América Espanhola. Fonte: internet |
¡ Grã- Colômbia ! (1821 – 1831)
Essa republica existiu oficialmente entre 1821 e 1831 era formado pelos antigos territórios do vice-reino de Nova Granada, Capitania Geral da Venezuela, Real Audiência de Quito e terras conquistadas por anexação ou guerra. Seu território correspondia a atual Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela junto parte do território do Brasil, Peru e Nicarágua.
Esse território foi criado pelo Congresso de Angostura, sendo uma união de governantes liderados por Simón Bolívar.
¡ Objetivo !
Bolívar tinha um objetivo de unificar toda a America espanhola em um único reino e assim poder lutar contra a Espanha e conquistar a independência.
Entretanto não seria uma tarefa fácil pois Bolívar tinha que ter apoio de todos os governantes dos outros vice-reinos. Os vice-presidentes regionais deveriam ser unidos sob um único governante.
Como garantia de uma independência permanente dever-se-ia criar uma grande e forte república, respeitável pelos demais vice-presidentes, para poder desafiar as pretensões de qualquer ressurgimento de dissidências internas por outras "potências imperiais", seja por subversão, corrupção ou traição dos vice-presidentes ou por se esfacelar uma sonhada união econômica, como de fato aconteceu.
17 de Dezembro de 1819 - Estabelecimento da Grã-Colômbia.
6 de Maio de 1830 - Separação da Venezuela.
13 de Mario de 1830 - Separação do Equador.
17 de Dezembro de 1830 Morte de Bolivar.
19 de Novembro de 1831 Dissolução.
Simón Bolívar |
0 comentários:
Postar um comentário