Nas maiorias das culturas, nações, nas principais religiões do mundo eles existe. Desde quando nascemos ouvimos falar deles, ninguém possivelmente jamais os viu mas sempre será ajudado e protegido por algum. No popular eles são lindas pessoas com asas e roupas brancas, são chamados de anjos. Leia a matéria completa sobre essas incríveis criaturas, suas divisões, qual o motivo deles existirem e mais.
Os anjos segundo a tradição judaica-cristã são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Alguns dizem que são criaturas puramente "Espirituais" com inteligencia e vontade, sendo imortais. Eles existem desde o começo do tempo e estavam no Jardim do Éden antes de Adão e Eva. Após os dois foram expulsos do paraíso os querubins, que são uma das três ordens de anjos mais próximas de Deus, montaram guarda na porta oriental.
Vamos tratar dos anjos nas principais religiões do mundo abrangendo o máximo que puder.
Cristianismo
Sabemos que a base do cristianismo é a bíblia sagrada e nela consta, em várias partes, aparecimento dos anjos. Assim segundo a sagrada escritura o conhecimento dos anjos é limitado por serem criaturas. Isto significa que eles não sabem tudo o que Deus sabe (Mateus 24:36), mas tem conhecimento maior que os humanos, explicados assim: (1) Os Anjos foram criados como uma ordem superior de criaturas no universo, em comparação aos seres humanos. Por este motivo, é de sua natureza possuir maior conhecimento. (2) Os anjos estudam a Bíblia e o mundo de forma mais completa que os humanos e assim obtêm conhecimento (Tiago 2:19; Apocalipse 12:12). (3) Os anjos adquirem conhecimento através da longa observação das atividades dos seres humanos. Diferentemente dos humanos, os anjos não têm que estudar o passado; eles o viveram. Assim, sabem como os outros agiram e reagiram em determinadas situações e podem então prever com grande exatidão como nós vamos agir em circunstâncias parecidas.
A Bíblia atribuí algumas atividades aos anjos sendo:
- Eles louvam a Deus (Salmos 148:1,2; Isaías 6:3).
- Eles adoram a Deus (Hebreus 1:6; Apocalipse 5:8-13).
- Eles se regozijam nos feitos de Deus (Jó 38:6-7).
- Eles servem a Deus (Salmos 103:20; Apocalipse 22:9).
- Eles se apresentam perante Deus (Jó 1:6; 2:1).
- Eles são instrumentos dos julgamentos de Deus (Apocalipse 7:1; 8:2).
- Eles trazem respostas às orações (Atos 12:5-10).
- Eles ajudam a ganhar pessoas para Cristo (Atos 8:26; 10:3).
- Eles observam a ordem cristã, obra e sofrimento (I Coríntios 4:9; 11:10; Efésios 3:10; I Pedro 1:12).
- Eles dão encorajamento em tempos de perigo (Atos 27:23-24).
- Eles cuidam dos justos no momento da morte (Lucas 16:22).
! Os anjos com Maria !
27: A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28: E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29: E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30: Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31: E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32: Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33: E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34: E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35: E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
36: E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
37: Porque para Deus nada é impossível.
38: Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
(Lucas, 1,26-38)
! Hierarquia!
Dentro as diversas correntes existentes a mais comum é derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, dividindo os anjos em nove partes.
Serafins:
São descritos com seis asas e envolto por chamas de fogo, têm poderes de purificação e iluminação, difundem o princípio da vida universal e manifestam a glória de Deus. São os anjos cuja categoria mais se aproxima de Deus.Querubins:
Príncipe Raziel - (Raziel é o o principe da originalidade e dos mistérios. Segundo a tradição judaica, Adão teve problemas de saúde; Raziel entregou um livro contendo todos os ensinamentos sobre as ervas que poderiam salvar a humanidade. Por este motivo, as grandes descobertas da medicina foram atribuídas a Raziel) - Os Querubins Trazem penas de pavão cheias de olhos, simbolizando a onisciência divina. Eles zelam pela ordenação do caos universal, pela sabedoria, e nos ofertam o conhecimento e as idéias. Os Querubins também ensinam que rir é o melhor remédio.
Tronos:
Dominações:
Potências:
Virtudes:
Principados:
Arcanjos:
Anjos:
Príncipe Tzaphkiel (a morada de Tzaphkiel chama-se harmonia; sentimos sua presença quando ouvimos música ou experimentamos sentimentos de serenidade) - Identificados por uma roda de fogo, cuidam do trono de Deus e apresentam o sentido de união ao homem. Proclamam a grandeza divina e inspiram os homens à arte, à poesia e à música. Tem como função promover a paz e a união entre os homens. Zelam pelo Trono de Deus.
Dominações:
Príncipe Tsadkiel (Tsadkiel cumpre a vontade de Deus através de seu pder e influência sobre a humanidade) - Almejam a verdadeira soberania e têm no cetro e na espada seus símbolos do poder divino sobre a criação. Afloram no homem a força para subjugar o inimigo interior. Auxiliam as questões ou conflitos que necessitam de solução imediata. despertam no homem a força para dominar a si mesmo. São os Governadores do Universo.
Potências:
Príncipe Camael - São representados com espadas flamejantes. Responsabilizam-se pela ordem e protegem a humanidade dos inimigos exteriores. Zelam pelos elementos água, terra, fogo e ar. Favorecem a perpetuação de todas as espécies que existem na Natureza. Conferem proteção contra o desequelíbrio do meio-ambiente. Sua energia é mais intensa próxima à floresta, aos rios e aos lagos.
Virtudes:
Príncipe Haniel (Haniel é conhecido como Chefe dos Cupidos; ele promove o encontro entre as almas gêmeas)- prodígios e os milagres da cura. Expressam a vontade de Deus e zelam pelo reino mineral, oferecendo discernimento ao homem. Eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações.
Principados:
Príncipe Raphael (Raphael é um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR) - Responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra. Portam cetros e cruzes e vigiam as lideranças, pois atribuem ao homem a submissão. No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos: (Dn 10,13). Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.
Arcanjos:
Príncipe Mikael (Seu nome é invocado para dar força, energia, coragem e proteçãoe também ajudar nos assuntos financeiros. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos) - Responsáveis pelas transmissões de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família. Também conhecidos como espíritos planetários lideram os anjos e são responsáveis pelo reino animal. Proporcionam dinamismo e vitória.
Anjos:
Príncipe Gabriel (Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria) - São seres de luz que zelam pela gênese do homem e seu desenvolvimento espiritual, sem ocuparem postos ou desempenharem atribuições especiais nas fileiras do exército celestial. Cuidam da segurança e intui a pessoa que estão sob sua guarda desde quado elas nascem.
Anjos da Guarda!
Estes anjos estão acompanhando você a todo instante, sendo seu guardião. Ele não interfere no seu livre arbítrio, ficando para você decidir se quer que ele ajude ou te ampare.
Lúcifer!
Segundo diversas tradições, Lúcifer seria um Querubim que se rebelou contra o Arcanjo Miguel, e contra o próprio Deus, sendo posto por Miguel para fora do Céu. Com Lúcifer foram todos seus seguidores.Outros teólogos e alguns grupos cristãos como as Testemunhas de Jeová, afirmam que "a única referência a Lúcifer na Bíblia aplicava-se a Nabucodonosor, rei de Babilônia. E embora a arrogância dos governantes babilônicos realmente refletisse a atitude de Satanás que também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Deus, a Bíblia não atribui claramente o nome Lúcifer a Satanás"
Judaísmo
Os anjos no judaísmo são entes espirituais que serve de elo entre os homens e o Criador. Eles aparecem em vários momentos na Bíblia judaica e na literatura rabínica e do folclore judaico. Segundo o judaísmo eles são protetores da humanidade e das pessoas. São entes inteligentes ligados ao poder divino.
Hierarquia !
Há duas especies de anjos: permanentes e temporários. Cada palavra do Criador gera um anjo e estes são encarregados para uma tarefa. Ou seja, um anjo existe somente para realizar um tarefa ou ato e, depois de realizado o ato para o qual foi criado, o ele perde a razão de existir, pelo que se extingue.
Mas alguns anjos, nominados na Bíblia, existem indefinidamente e realizam varias tarefas o que contrariaria a regra dos anjos. Contudo os sábios judeus concluíram que, se um anjo é encarregado de um gênero de tarefas, isto é, quando ele é encarregado de determinado aspecto da existência do universo e quando ele está vinculado a uma estrela, o anjo.
Anjos e estrelas estão intimamente relacionados, os primeiros são como alma para as segundas. Os anjos temporários foram primeiro inventados no segundo dia da Criação, os permanentes, no quinto dia, depois que as estrelas foram formadas.
Anjos e estrelas estão intimamente relacionados, os primeiros são como alma para as segundas. Os anjos temporários foram primeiro inventados no segundo dia da Criação, os permanentes, no quinto dia, depois que as estrelas foram formadas.
Os anjos são agrupados em dez sefirot, sendo:
Ordem | Classe | Hebraico | Tradução | Arcanjo | Sefirá |
---|---|---|---|---|---|
1 | Chaiot | חַיּוֹת | Vivos | Metatron | 'Keter |
2 | Ofanim | אְוּפַּנים | Rodas | Raziel | Chochmá |
3 | Erelim | אראלים | Valentes | Tsafkiel | Biná |
4 | Chashmalim | חשמלים | Eléctricos | Tsadkiel | Chessed |
5 | Serafim | שְׂרָפִים | Ardentes | Camael | Gevurá |
6 | Melachim | מַלְאָכִים | Anjos | Rafael | Tiféret |
7 | Elohim | אלֹהִים | Juízes | Haniel | Netsach |
8 | Benei Elohim | בֶנֵי אלֹהִים | Filhos dos Juízes | Miguel | Hod |
9 | Cheruvim | כְּרוּבִים | Fortes | Gabriel | Yessod |
10 | Ishim | אישים | Homens | Sandalfon | Malchut |
Os 72 anjos cabalísticos !
Os 72 nomes dos Anjos são formados a partir do nom sagrado de Deus, em hebraido IAVÉ, é representado pela letra YOD, décima letra do alfabeto hebraico (YOD = 10). A soma das letras resulta em 72. Os estudos das palavras e versículos misteriosos deram origem aos 72 Anjos; são as terminações IAH, EL, AEL, AIEL.
Cada Anjo influencia cinco datas do nosso calendário, com 20 minutos diários, onde seu Poder é mais intenso.
Os judeus ortodoxos não pronunciam o nome de Deus a não ser num caso extremo (mandamento não pronunciar o Santo nome de Deus em vão), porque a palavra que designa Deus é um mantra muito poderoso.
É recomendado pronunciar o nome do seu anjo, criando uma sonoridade, ou seja, pausadamente. Assim você estará criando um mantra, uma sonoridade que, segundo os cabalistas, nos conduzem a Deus.
Budismo
No budismo os anjos, ou devas, são descritos muito semelhantes as religiões do ocidente. Seu nome deriva da raiz sânscrita que significa 'brilhar', ou seja "seres brilhantes" ou "auto-luminosos"Dizem que alguns deles comem e bebem, e podem construir formas ilusórias para poderem se manifestar em planos de existência diferentes dos seus próprios. O Budismo estabelece uma categorização bastante completa para os seus devas, em grande parte herdada da tradição hinduísta.
Islamismo
O Islamismo segue partes do zoroastrianismo, do judaísmo e do cristianismo primitivo. Ela divide os anjos em dois grupos: os bons fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.
Hierarquia !
Nos islamismo tambem existe uma hierarquia. Em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Em seqüência, vêm o querubim, e logo os quatro arcanjos: Jibril ou Jabra'il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de Maomé; Mikal ou Mika'il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão (2:98) e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o anjo da morte, uma criatura espantosa de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra, que se posta com um pé no sétimo céu e outro no limite entre o paraíso e o inferno; e Israfil, o anjo do julgamento, aquele que tocará a trombeta no Juízo Final; tem um corpo cheio de pelos e feitos de inumeráveis línguas e bocas, quatro asas e uma estatura que vai desde o trono de Deus até o sétimo céu. Por fim, os demais anjos. Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas, como a capacidade de se alimentar, propagar a espécie, e morrer, e cujo caráter é ambíguo
0 comentários:
Postar um comentário