terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A Suástica pelo mundo - Um simbolo de vários significados.

Olá a todos, com certeza você já ouviu falar e viu em algum filme ou livro a famosa cruz suástica. Mas, você sabia que ela não foi somente o simbolo do Nazismo mas é usada ainda hoje em países do oriente e em algumas religiões?

Regime responsável pela morte de milhões de pessoas inocentes e também pelo inicio da mais sangrenta guerra que existiu, o Nazismo também "criou" um simbolo que hoje é odiado por todo o ocidente, inclusive é proibido em países como Alemanha e também aqui no Brasil. Mas esse simbolo surgiu muitos anos antes de Hitler usa-lo na bandeira nazista.

A suástica ou cruz gamada (ascii: 卐 ou 卍 ) é um simbolo encontrado em varias culturas e em tempos distintos. Esses símbolos já foram encontrados nos índios Hopi, nos povos Celtas, Gregos e faz parte do Budismo e Hinduísmo e outras religiões e também filosofias. Os símbolos da cruz suástica são de varias formas mas todas lembram a forma mais conhecida. Os símbolos Islâmicos e Malteses lembra muito hélices. No Japão, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, bem como em outros países do extremo oriente.

Fonte:http://tarologojoaosousa.blogspot.com.br/2015_01_01_archive.html
Os braços da cruz aponta para a direita ou esquerda e dá noção de um movimento em torno do centro, sendo esse permanecendo sempre imóvel. Essa noção de movimento indica ciclos ou mesmo caminho do progresso.

Suástica "virada à direita" - uma decorativa forma Hindu.

          ¡ Budismo !
A suástica budista, chamado no Japão de Manji (万字) e é considerado o primeiro símbolo significativo da raça humana, além de ser um dos símbolos religiosos mais antigos que existem. Este símbolo é reconhecido em diversas culturas e religiões em todo o mundo.



Ao considerar o símbolo Manji em si, a “suástica” é composta de 3 elementos:
  • Um eixo vertical que representa a conexão do Céu e da Terra
  • Um eixo horizontal que representa a conexão de Yin e Yang
  • 4 braços ligados a estes eixos para representar o movimento, a Força girando criado pela interação desses elementos. Eles também apontam 4 direções, que representam as quatro vedas, as quatro escrituras sagradas mais antigas da história na qual ensinam a filosofia da vida ensinada por Deus.


O simbolo quando virado para a esquerda Omote (), representa amor e misericórdia, quando virado para a direita Ura () representa força e inteligencia. Os símbolos também são muito usados no Shorinju Kempo uma filosofia incorporada ao budismo.

O verdadeiro significado da suástica budista tornou-se conhecida como um simbolo de paz, sorte e amor, mas infelizmente graças a Hitler e ao partido nazista passou a ser usada para discriminação e ódio.

O budismo explica que o símbolo gira no sentido horário e, automaticamente, absorve energia do universo, promovendo a auto-salvação de quem a usa. Ao girar no sentido anti-horário, ela emite energia, oferecendo a salvação ao próximo.





          ¡ Hinduísmo!
A suástica é encontrada em templos hindus sendo usada em todos os casamentos, nos festivais em cerimônias variadas, nas casas e portões, em roupas e jóias. É um dos 108 símbolos de Vishnu.

A suástica é uma marca puramente geometrica e é vista como indicadora das quatro direções simbolizando estabilidade e solidez.
Já o seu uso como símbolo do Sol pode ser visto primeiro como uma representação de Surya (deus hindu do sol).

Para o Hinduísmo, os dois símbolos representam as duas formas do deus criador, Brahma: voltada para a direita, a cruz representa a evolução do Universo (ou Pravritti); para a esquerda, simboliza a involução do Universo (Nivritti). Também pode ser interpretado como representando as quatro direções (Norte, Leste, Sul e Oeste), com significado de estabilidade e solidez.

A Suástica é considerada extremamente santa e auspiciosa por todos os hindus, e seu uso decorativo está presente em todos os tipos de artigos relativos à sua cultura.

No interior do subcontinente indiano pode ser visto nas laterais de templos, desenhada em inscrições dos túmulos, em muitos desenhos religiosos.

O deus Ganesh muitas vezes é feito sentado sobre uma flor de lótus, numa cama de suásticas e/ou com uma suástica na palma da mão.

Ganesh


Já entre os hindus de Bengala (e atual Bangladesh), é comum ver-se o nome da Suástica ser aplicado a um desenho ligeiramente diferente, mas com a mesma significação da suástica comum, e da mesma forma usada como sinal auspicioso. Este símbolo se parece um tanto com a figura de um ser humano, e é um nome bastante comum entre os bengali, a tal ponto que uma importante revista de Calcutá é "Suástica". A figura ali usada, entretanto, não tem uso muito comum, na Índia.

          ¡ Jainismo !
O Jainismo dá mais ênfase à suástica que o Hinduísmo. Representa o sétimo Jina (Santo), o Tirthankara Suparsva. É considerada uma das 24 marcas auspiciosas, emblema do sétimo arhat dos tempos atuais. Todos os templos do Jain, assim como seus livros santos, contêm a suástica. Suas cerimônias começam e terminam com o desenho da suástica feito várias vezes em volta do altar.

          ¡ Nativos americanos !
Foi encontrado em escavações junto ao rio Mississipi como no vale do rio Ohio objetos e com a suástica, era usadas principalmente pelos Navajos.

Para o povo Hopi representava os clãs nômades: para os Navajos era simbolo usado para representar um "tronco girando" - imagem sagrada que evocava uma lenda usada nos rituais curativos.

Bandeira de Kuna Yala.
Dentro da cultura Kuna de Kuna Yala, Panamá, eles usavam o simbolo pois para eles a imagem lembra um povo que segundo eles criou o mundo: seus tentáculos, voltados para os quatros pontos cardeais deram origem ao arco iris, ao sol, a lua e as estrelas,

Localização de Kuna Yala. Fonte:wikipedia


          ¡ Europa Pré-Cristã !
A Cruz do Sol ou roda do Sol, um símbolo nórdico forma frequentemente interpretada como derivada da suástica apareceu na arte antiga desse povo. Foram encontrados também formas semelhantes em artefatos alemães antigos como uma ponta de lança encontrada em Brest-Litovsk, Rússia, ou a pedra de Snoldelev, em Ramsø, Dinamarca.

A antiga cruz do sol escandinava.

Na Finlândia a suástica era usada como uma marca nacional e oficial do Exército Finlandês entre 1918 e 1944, e também pela Força Aérea daquele país por algum tempo. A cruz era pintada nos aviões na cor azul claro sobre um fundo branco. A suástica azul era um símbolo de boa sorte usado pela família sueca do Conde Eric von Rosen, que doou o primeiro aeroplano para a Finlândia para a “Guarda Branca” durante a guerra civil daquele país. A suástica aparecia em muitas medalhas e condecorações finlandesas. Isto se deu sobretudo durante a Primeira Guerra Mundial. A “Cruz de Mannerheim” era a equivalente finlandesa para a Cruz da Vitória ou Victoria Cross, a Croix de guerre ou a Medal of Honor. Não havia qualquer conexão oficial com o Partido Nazista, mas representava a “Cruz da Liberdade”, uma antiga ordem finlandesa. Entretanto, houve uma aproximação com a Alemanha nazista, uma vez que Rosen foi um dos fundadores do Nationalsocialistiska Blocket – a versão nazi sueca de partido político. Posteriormente Rosen ganhou uma maior e íntima ligação com a Alemanha nazista com o casamento de Hermann Göring com Karin Kantzow, que era irmã de sua esposa.

Ou seja, o regime nazista não criou e sim copiou e deu as devidas mudanças para a suástica. Antes de criticar quando você a vê pense antes do local onde ela está pois pode ser um local sagrado para alguma religião. Deixe seu comentário sobre o que achou, compartilhe com seus amigos.





fonte:
fonte:
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comments system

Calcule seu Seguro Auto Tokio Marine

Total de visualizações