Olá a todos. Conhece o livro que o Hitler escreveu, expressando suas ideias antissemitas, a bíblia do nacional-socialistas então adotadas pelo partido nazista. Ele caiu em domínio publico em Janeiro desse ano (2016), o que isso significa? Que antes qualquer publicação desse livro tinha que ser autorizado pelo estado alemão da Baviera (detentor dos direitos) e o estado não autorizava ninguém a faze isso, mas agora qualquer editora pode relançar sem autorização do estado da Baviera. Vou contar o motivo de eu ser a favor da publicação do livro no Brasil.
Ante de mais nada falo que não vem ao caso se eu sou a favor ou não do regime adotado por Hitler e tudo o que ele fez. Esse post é para demonstrar meu ponto de vista sobre a publicação ou não do livro criado por ele e adotado como uma 'bíblia' do regime. Caso queira que falo mais sobre esse livro deixe sem comentário.
Várias editoras estão pensando e publicar ou não o livro, outras pensam em fazer de uma forma a critica-lo ou uma versão mais leve por um pensamento de achar que esse livro vai fazer renascer em alguém as ideias de Hitler. Sinceramente acho que quem tem um conhecimento maior de informatica, já deve ter achado esse livro em fóruns, site escondidos, deve ter baixado e distribuído para outros.
Ou seja, no mundo de hoje onde tudo está mais rápido e acessível na internet se torna impossível querer barrar a informação de quem quer que seja. Caso uma editora não queria publicar ou fazer uma sacanagem de querer publicar editando algumas partes é uma opção dela. Sou contra isso e acho que deveria sim ser publicado de forma original, pois esse livro faz parte da historia do mundo e não se deve privar os homens de conhecimento pela justificativa de alguns acharem esse livro errado.
Conhecimento não prejudica ninguém e somos livres para buscar qualquer tipo de informação. Não é porque eu vou ler o livro quer dizer que vou colocar tudo em pratica que está escrito la, mas sim simplesmente por uma curiosidade e saber de como era o nazismo visto por Hitler. Se fosse assim, voltaremos ao pensamento medíocre de que quem joga jogos violentos será uma pessoa igualmente violenta e sairá com uma arma na mão matando todos. Cresci jogando clássicos como Super Mario, Sonic e outros do Super Nintendo passando desde o primeiro PS1 ate os jogos atuais e nem por isso saio por ai matando pessoas ou pulando em cima de tartarugas e outros animais.
Respeito e concordo em durante o domínio da Baveira eles proibiram a publicação de novos exemplares por respeito as vitimas que sofreram e morreram com o regime assim como familiares e toda a humanidade pois o regime foi uma das causas do inicio da Segunda Guerra Mundial. Mas volto a dizer que como uma vivemos em uma democracia essa tem como pilar o acesso universal a todos os conteúdos. Enquanto o livro estava com direitos autorias não era permitido novos exemplares mas não proibiram a sua circulação, pois existia vários no mundo em bibliotecas, sebos e mãos de particulares. Dessa forma ninguém reclamava pois desde daquela época varias pessoas tinham acesso ao livro, só porque agora é de domínio publico criou-se esse "desespero" desnecessário.
Ao meu ver o mais preocupante seria caso não seja disponibilizado para todos e ser distribuído de forma clandestina, pois poderia haver um interesse maior pelo livro e como diz no popular "tudo o que escondido é mais gostoso", ou seja, caso as editoras não lançarem o livro ou lançarem um com alterações só aumentará a curiosidade de varias pessoas para saber como é o livro original fazendo eles buscarem na internet uma forma de conseguir, ironicamente fazendo as livraria e editoras perder lucro.
0 comentários:
Postar um comentário