#01 Atol das Rocas
Atol das Rocas, Brasil, fotografado da Estação Espacial Internacional pela tripulação da Expedição |
Patrimônio da Humanidade, o atol é uma unidade de preservação de proteção integral brasileira a 267 km a lés-nordeste da cidade de Natal (RN) e a 148 km de Fernando de Noronha (PE) em mar territorial brasileiro com área de 755,1 ha.
O atol é a segunda maior área de reprodução da tartaruga-verde no Brasil e também abriga as tartarugas de pente que são estudadas por biólogos no local
# 02 Arquipélago de São Pedro e São Paulo
Estação científica do arquipélago São Pedro e São Paulo / Brasil (Foto: SECIRM). |
Considerado um dos locais mais distantes do Brasil, o arquipélago é famoso por ter sido visitado por personalidades como Charles Darwin e Ernest Shacleton. Sendo habitado somente pela vida marinha quase não recebe visita de humanos, no máximo oficiais da marinha e cientistas.
Em 1930 o navio Belmonte, da Marinha do Brasil, instalou o primeiro farol, missão que levou um ano para ser concluída. Um terremoto destruiria parcialmente esse farol em 1933 e o atual farol foi inaugurado apenas em 1995.
# 03 Trindade e Martim Vaz
# 04 Ilha de Queimada Grande
# 03 Trindade e Martim Vaz
Vista parcial. Fonte: Internet |
Completamente selvagem, a ilha é considerada como a Lost! da vida real. Localizado a cerca de 1.200 km a leste de Vitória (ES) somente a ilha de Trindade é "habitada" por militares da marinha que possuem uma guarnição militar lá.
Pesquisadores do Museu Nacional realiza estudos e pesquisas nas ilhas desde 1916. De acordo com estudos da instituição, existem 124 espécies botânicas vasculares na ilha, catorze das quais endêmicas. A principal espécie vegetal é a samambaia gigante. O principal animal é o caranguejo-amarelo. Você pode conhecer as ilhas, basta se alistar a Marinha do Brasil.
Localizada a 35 km do litoral do estado de São Paulo, a ilha de Queimada Grade é restrita somente a analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ou seja proibida para grande parte do mundo. Quer saber o motivo? Gosta de cobras? Acompanhe.
Popularmente a ilha é conhecida como "Ilha das Cobras" pois simplesmente o local é infestado de cobras, mas não so cobras existe lá. Também, três espécies de anfíbios endêmicos e três de lagartos, além de dois tipos de cobras-cegas, setenta espécies de aranhas, as quais foram todas catalogadas e cerca de trinta especies de aves. No local existe um farol automático na parte mais alta e plana administrado pela Marinha
# 05 Ilha de Alcatrazes
Considerado o maior berçário de aves marinhas do sudeste, a ilha é lar das aves que leva no nome, fica cerca de 35 km do município paulista de São Sebastião a Ilha foi transformada em Parque Nacional e é formada por 5 no total. No inicio o local era usado pela Marinha para exercícios de tiro mas devido a inumeroso danos ambientais houve ação judicial para impedir a pratica.
No local é proibido a pesca e o mergulho mesmo sendo recreativo, os infratores poderão receber pesadas multas e dependendo do caso ate a prisão. Hoje ha uma luta para tentar abrir o local a visitação dos moradores locais.
0 comentários:
Postar um comentário