quarta-feira, 21 de junho de 2017

A história do mais famoso navio de passageiros do mundo

Olá a todos, RMS Titanic ou popularmente conhecido como Titanic foi um gigantesco navio de passageiros britânico e possivelmente o mais famoso que já existiu. Hoje iremos contar a história como foi feito, como era e porque ele afundou.
A mais de 100 anos atrás, era construído o maior e mais luxuoso navio transatlântico do século XX, milionários e famílias importantes do Reino Unido e dos EUA embarcaram para uma viagem que no inicio era um sonho depois se tornou pesadelo.
O Titanic começou a ser construído em 31 de março de 1909 no estaleiro da companhia Harland &Wolff em Belfast, Irlanda do Norte.

Ele foi encomendada pela empresa White Star Line cuja propriedade era de J. P. Morgan, era um dos homens mais ricos da época.
O navio foi o segundo de uma frota de três navios de luxo chamado Olympic (o primeiro, o Olympic, funcionou sem problemas, e o terceiro, o Britannic, também afundou, devido a uma explosão de causa desconhecida). Com 269 m de comprimento e 28 m de largura, o Titanic era o maior navio da época.

Para poder diferenciar os dois irmãos, o Olympic foi construído com seu casco inteiramente branco enquanto o Titanic foi construído com um casco preto. Os trabalhos de armação de sua estrutura progrediram em um bom ritmo e foram completados no início de 1911. Seu casco era formado por aproximadamente duas mil placas de aço medindo três metros de comprimento por dois metros de largura e uma espessura entre 2,5 a 3,8 centímetros. Essas placas eram mantidas unidas por mais de três milhões de rebites.

Até esse momento o Titanic era apenas um enorme casco vazio sem nenhum equipamento ou instalação interna. Seu lançamento ao mar ocorreu no dia 31 de maio de 1911, aniversário de Pirrie. Mais de cem mil pessoas estavam presentes para testemunhar a ocasião, como funcionários do estaleiro com suas famílias, habitantes de Belfast, visitantes, jornalistas e algumas personalidades importantes vindas diretamente da Inglaterra. O navio deslizou para a água de seu pórtico com a ajuda de vinte toneladas de sebo, óleo, graxa e sabão que foram passados por todas as cunhas que o mantinham no lugar. Ele não foi batizado com o tradicional estouro de uma garrafa de champanhe pois nunca tinha sido um hábito da Harland and Wolff, apesar de Pirrie ter suas reservas já que na opinião dele isso poderia causar superstições entre os passageiros e tripulantes. Depois do lançamento, o Titanic parou com a ajuda de seis âncoras. Três amarras de aço pesando cada uma oitenta toneladas foram presas em seu casco e ele foi rebocado para uma doca seca com a ajuda de cinco rebocadores.

Foto do Titanic
Fonte: history.com
Após ser colocado na água deu inicio ao processo de montagem dos equipamentos internos. Mais de três mil profissionais (mecânicos, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pintores, decoradores, etc.) trabalharam de junho de 1911 até março de 1912 equipando o Titanic com as mais recentes tecnologias e inovações navais e instalando suas suntuosas mobílias e elementos decorativos. Durante esse período a White Star anunciou em 18 de setembro de 1911 que a embarcação realizaria sua viagem inaugural em 20 de março de 1912.

Porem isso não ocorreu, em 20 de setembro de 1911 o Olympic, seu irmão mais velho acabou colidindo com o cruzador HMS Hawke. Por isso o Titanic teve que ser retirado de sua doca para que este pudesse ser reparado. Parte dos que estavam no Titanic foram temporariamente transferidos para consertar o Olympic. A White Star teve qeu adiar a viagem inaugural do Titanic para 10 de abril de 1912

Suas quatro chaminés (sendo a ultima não funcionava servindo apenas de decoração) foram instaladas em janeiro de 1912, enquanto no mês seguinte suas três hélices de bronze foram colocadas em seus devidos lugares; as hélices laterais de três lâminas tinham mais de sete metros de diâmetro e pesavam 38 toneladas, enquanto a hélice central de quatro lâminas media mais de cinco metros de diâmetro e pesava 22 toneladas. A equipagem foi completada em março de 1912 e a embarcação foi registrada no dia 24 do mesmo mês tendo Liverpool como seu porto de origem, apesar dele nunca ter chegado a navegar em suas águas

Pronto ele tinha 269 metros de comprimento, 53,3 metros de altura, 46.328 toneladas brutas e capacidade total prevista para 3.547 passageiros. Todo processo custou US$ 7,5 milhões, se fosse construído nos dias atuais o valor seria US$ 400 milhões.

¡ A viagem!

Em 3 de abril de 1912 o navio chega ao porto de Southampton, Reino Unido. Durante sete dias ele foi carregado com os suprimentos e a tripulação escolhida. No dia 10 do mesmo mês, as 9h 30min os passageiros começaram a embargar para a viagem inaugural. Entre os passageiros estavam milionários e personalidades da época. Ainda no dia 10 ele parou em Chesbourg, França, para o embarque de mais passageiros e no dia seguinte pararia em Queenstown, Irlanda para o embarque da ultima leva de passageiros. Após essas três paradas acredita-se que o navio estava com 1316 passageiros e 889 tripulantes para a travessia até o ponto final, New York.

O Titanic parado em Queenstown, 11 de abril.
O Titanic parado em Queenstown, 11 de abril.

Estava tudo ocorrendo bem o Titanic começou a receber alertas de gelo no seu caminho. No dia 12 de abril ele começou a receber avisos de gelo vindos de outras embarcações. A primeira mensagem deste tipo foi do SS La Touraine, que alertava sobre uma névoa densa, uma espessa camada de gelo na superfície da água e vários icebergs em diferentes pontos do oceano. Essa mensagem foi imediatamente entregue ao capitão Smith. 

Diversas outras mensagens foram recebida pelo navio. Umas das mais importantes ocorreu no dia 13 as 22 horas e 30 minutos, a embarcação Rappahannock que indicava pesados blocos de gelo no caminho. No dia 14 vários outros aletas foram enviados mas o Titanic continuava seu percurso a velocidade máxima rumo ao destino final.


¡ Náufrago !

O Titanic já havia percorrido mais de 2500 quilômetros por volta da noite de 14 de abril. Dentre os avisos de gelo recebidos durante o dia estava um do SS Californian. Às 22h55min, o Californian enviou um outro aviso para todos os navios próximos, inclusive para o Titanic. Porém, Jack Phillips interrompeu o operador da outra embarcação e o mandou calar a boca para que pudesse continuar enviando mensagens dos passageiros para o continente. Logo depois disso o operador de rádio do Californian desligou seus equipamentos e foi dormir, já que não era costume manter os operadores trabalhando durante a noite.

Por volta das 23h30min, o Titanic estava viajando a pouco mais de 21,5 nós (41 km/h), com a maioria dos passageiros já estando dormindo ou retirados em suas cabines. Neste momento na ponte de comando estavam de serviço o primeiro oficial Murdoch e o sexto oficial Moody, enquanto na roda do leme estava o quartel-mestre Robert Hichens. No cesto de gávea no mastro principal estavam os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee. Era uma noite escura, não havia nuvens nem Lua no céu e a água estava completamente calma; atualmente sabe-se que uma água extremamente calma como aquela encontrada pelo Titanic é um sinal da presença de icebergs por perto, porém isso não era de conhecimento dos marinheiros da época.

Fleet e Lee avistaram um iceberg diretamente na frente do navio à aproximadamente 23h40min. Fleet tocou o sino de alerta três vezes e telefonou para a ponte, informando Moody sobre o gelo. O sexto oficial repassou o aviso para Murdoch, que por sua vez ordenou uma parada total das máquinas e que Hichens virasse a embarcação para bombordo. Houve um atraso antes que quaisquer uma das ordens pudessem entrar em efeito: o mecanismo de manobra demorava até trinta segundos para mover o leme do Titanic, enquanto parar os motores também era uma tarefa que precisava de muito tempo para poder ser realizada

O Titanic começou a virar quase quarenta segundos depois, porém isso não foi suficiente. O iceberg colidiu com o lado estibordo do navio, arranhando seu casco embaixo da linha d'água e fazendo com que pedaços de gelo caíssem nos conveses dianteiros. Murdoch ordenou uma virada para estibordo a fim de mudar o curso da popa e dessa forma evitar que o gelo danificasse toda a extensão do navio, também ativando o fechamento imediato das comportas estanques para tentar conter a água.Smith estava em sua cabine no momento da colisão, porém sentiu a vibração do navio e foi para a ponte, onde Murdoch lhe informou sobre o ocorrido. O capitão ordenou que todas as máquinas fossem desligadas e mandou chamar Thomas Andrews a fim de investigar as avarias.

Andrews, era o projetista no transatlântico,  depois das inspeções falou ao capitão que o navio continuaria flutuando por mais 2 horas. Logo em seguida, a meia noite e 5 minutos Smith ordena a evacuação porem, a ordem precisaria ser transmitida individualmente pois o transatlântico não tinha sistema de comunicação.

O Titanic foi rapidamente condenado devido a grande quantidade de água que o invadiu. Segundo alguns especialistas, em 10 minutos, 4,5 metros de água já se acumulava na proa. Ele tinha 16 compartimentos para barrar a água e podia operar com 4 deles completamente inundados porem, o rasgo que o iceberg provocou o alagamento de 5 deles o que fazia o transatlântico inclinar,

Como não parava de alagar o Titanic começou a ficar mais pesado e permitia entrar mais água e mais rapidamente. Mesmo com as comportar fechadas a água conseguiu invadir a sexta e sétima comporta. Com o desastre o fim do Titanic seria inevitável. Cada vez entrando mais água e ele inclinado o pedo o fez partir em duas partes as 2h18 e afundar apenas dois minutos depois.

O naufrágio do Titanic por Willy Stöwer.





 ¡ Regate !

As operações de regaste começaram as 00:05 dia 15. Inicialmente mulheres e crianças da primeira e segunda classe teriam prioridade nos 20 barcos - 4 a mais que a lei da época exigia. Mas os barcos salva-vidas tinham capacidade para 1.186 pessoas, pouco mais da metade dos ocupantes do Titanic. Ou seja, os oficiais sabiam que caso acontecesse alguma tragedia muito iriam morrer.

O navio Carpathia foi o navio a responder ao chamado de socorro do Titanic, um outro chamado Californian recebeu o pedido de socorro mas não respondeu. O Carpathian chegou ao local do chamado as 3:30 da madrugada do dia 15, mas só começou a encontrar os primeiros botes por volta das quatro horas e as 04:10 a primeira sobrevivente subiu ao navio que durou ate as nove horas da manhã. Infelizmente mais da maioria dos passageiros morrerem nas águas geladas do atlântico norte. Dizem que apenas 711 sobreviveram, mais de 1.500 morreram e apenas 333 corpos foram encontrados.


¡ Curiosidades!
  1. Treze casais estavam comemorando a lua de mel a bordo da embarcação.
  2. Os destroços do navio só foram encontrados 73 anos depois, em 1985, a cerca de 600 km da 
  3. costa de Newfoundland e a quase 4 km abaixo do nível do mar.
  4. Existiu um sobrevivente japonês do Titanic, mas quando retornou à sua terra natal foi chamado de covarde pois deveria ter morrido com os outros passageiros
  5. Muitos dos barcos salva-vidas não estavam com a sua capacidade máxima de pessoas a bordo. Se estivessem, seria possível salvar 53,4% dos passageiros, mas apenas 31,6% deles sobreviveram.
  6. O filme de James Cameron baseado na tragédia teve um custo de produção maior que a construção da embarcação.
  7. Se o alerta sobre o iceberg chegasse pelo menos 30 segundos antes, teria sido possível evitar a colisão.
  8. O Titanic foi o único transatlântico da História que afundou por causa de um iceberg.
  9. Assim como acontece no filme, os músicos do navio realmente continuaram tocando por mais de duas horas enquanto o navio afundava, na tentativa de acalmar os passageiros.



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