Alagoas situa-se na região Nordeste do Brasil, tendo Pernambuco, Sergipe e Bahia como estados limítrofes e banhado pelo Oceano Atlântico. Sua capital é Maceió.
Bandeira do estado de Alagoas |
A história do território onde hoje é o estado de Alagoas começou muito antes até mesmo dos portugueses chegarem aqui em 1500. Pesquisadores do IPHAN relatam que os registros mais antigos da presença humana no atual território de Alagoas está no sítio de São José 2, no município de Delmiro Gouveia, na margem esquerda do Rio São Francisco, com datação de cerca de 3.500 anos. Mas avançando até dados históricos dos portugueses. no século XVI. a região era habitada pelos índios Caetés que habitou o litoral do Brasil entre a ilha de Itamaracá e o rio São Francisco com população de cerca de 75000 pessoas.
A região se tornou palco de vários conflitos nos séculos XVI e XVII pois era bastante visada por causa das riquezas naturais. Piratas constantemente atacava a cosca. A região também foi invadida pelos franceses que até aquele momento pertencia a capitania de Pernambuco ficando por lá ate 1535 e expulsos por Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania. Após esse feito segundo historiadores navegou até o Rio São Francisco, o limite meridional de sua Capitania. Seguiu por algumas léguas, rio acima, e teria sido o primeiro navegador português a explorá-lo.Duarte Coelho faleceu em 1554 e a Capitania passou a ser administrada pela viúva Brites de Albuquerque pois seu filho estava em Lisboa.
Foto de Duarte Coelho Pereira |
Em 1556, 2 anos após a morte de Duarte, o navio em que viajava o primeiro bispo do Brasil, de Salvador para Portugal, D. Pedro Fernandes Sardinha, naufragou no litoral de Alagoas e os sobreviventes foram capturados e devorados pelos caetés. Nos anos seguintes, Duarte da Costa, empreendeu uma guerra de extermínio contra os caetés, comandada por Jerônimo de Albuquerque.
Já no século XVI grande parte das terras do atual estado era propriedade de Garcia d'Avila e tinha um castelo na atual Praia do Forte, Bahia. Esse castelo foi habitado pela família ate o século XIX e parte ainda está de pé.
Em 1590, fundou-se o povoado de Porto Calvo. Em 1611, fundou-se o povoado de Lagoa do Sul (atual Marechal Deodoro). Outros povoados europeus surgiram no século 17, como o de Santa Luzia do Norte.
Quando iniciou o século XVII a região que já era forte produtora de cana de açúcar e de criação de gado também se tornou produtora de farinha de mandioca, tabaco e peixe seco todos consumidos na Capitania de Pernambuco.
Vista de Peneado, Alagoas |
Penedo foi reconquistada pelos portugueses, em 19 de setembro de 1645, após ataque comandado pelo capitão Valentim da Rocha Pita. Na batalha, o Forte foi destruído.
Durante essa época o litoral tornou-se palco de violentos combates e no interior se multiplicaram os quilombos com os escravos evadidos dos engenhos. O mais famoso de todos foi Palmares que chegou a contar com cerca de 20 mil escravos.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga |
Em 1711 foi instalada a Comarca de Alagoas, sede na vila de Alagoas (atual Marechal Deodoro), ainda subordinado a Pernambuco com o primeiro ouvidor geral o senhor José da Cunha Soares
Já na metade do século XVII o povoado de Maceió ja existia desenvolvido em torno de um engenho de açúcar chamado Massayó. Em 5 de dezembro de 1815, Maceió foi desmembrada de Santa Maria Madalena de Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e elevada à categoria de vila, por alvará régio de D. João VI. A instituição efetiva da vila ocorreu em 29 de dezembro de 1816.
Após à Revolução Pernambucana, de 1817, Alagoas tornou-se uma capitania desmembrada de Pernambuco, em 16 de setembro do mesmo ano. O primeiro governador da nova capitania, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, assumiu em 22 de janeiro de 1819.
Em 9 de dezembro de 1839, a capital da Província foi transferida da Cidade de Alagoas (atual Marechal Deodoro) para Maceió, que apresentava grande desenvolvimento econômico.
Fonte:
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário