quarta-feira, 30 de março de 2016

Síria. História de um país ate os dias atuais. Parte 01

Olá a todos, vamos falar sobre a história de um país com uma historia linda e um povo alegre, apesar dos conflitos que estão acontecendo no país e nos países vizinhos. Vou tentar abranger e aprofundar o máximo possível sobre tudo e hoje começarei a falar sobre a história.
Oficialmente chamada de República Árabe Síria é um país do continente asiático, mais precisamente na Asia Ocidental. Sua população é de cerca de 18 milhões de habitantes sendo a capital e maior cidade Damasco. Faz fronteira com Turquia, Iraque, Jordan, Israel, Líbano e pelo mar Mediterrâneo.

A Síria é um país de grandes planícies e desertos áridos. Vales férteis encontram-se próximo ao rio Eufrates e seus afluentes. Como as chuvas são escassas em cerca de 90% do território, é necessário recorrer à irrigação na produção agrícola. O litoral, no leste do país, é uma das poucas áreas onde quase toda a terra é cultivada e onde as lavouras não precisam ser irrigadas. Além da agricultura, outra importante fonte de renda do país é o petróleo.


          ¡ História !

A história da Síria é milenar e atrai estudiosos e curiosos do mundo todo. Existe até relatos de acontecimentos nesses territórios na bíblica sagrada. Essa região era conhecida como Eber Nari (do outro lado do rio) pelos mesopotâmios que incluía a Síria, Líbano e Israel. Esses três países eram chamados de LevantEber Nari  é citado em diversos livros bíblicos como de Esdras e Neemias e também em relatórios dos Reis Assirios e Persas.

Em relação ao nome da Síria nem todo estudioso e historiador concordam de como surgiu. Alguns acredita que foi derivado do hábito de Heródoto de se referir a toda a Mesopotâmia como Assíria, infelizmente o Império Assírio caiu, mas a parte ocidental ainda continuou a ser chamada Assíria até no Império Selêucida que se tornou como conhecemos hoje.
Essa tese é contestada por outros que dizem que o nome vem do hebraico, com o povo da terra sendo referido como Siryons pelos hebreus. Há também a teoria de que Síria deriva-se do nome de Siddonian para o Monte Hermon - 'Siryon' – que separava as regiões do Norte Eber Nari e sul da Fenícia (Líbano moderno, que Sidon fazia parte), e também tem sido sugerido que o nome provém da Suméria, 'Saria', que era o seu nome para o Monte Hermon. A região é chamada Arã nas Escrituras Hebraicas. Mas não existe um consenso entre isso.

Localização  República Árabe da Síria
Fonte: Wikipedia


Povos não identificados viveram no norte da Síria antes de 4500 a.C. No entanto, os primeiros habitantes conhecidos do país foram os semitas, que chegaram por volta de 3500 a.C. Criaram cidades-estados independentes por toda a região. Uma delas, Ebla, floresceu no norte da Síria entre 2700 e 2200 a.C. Constituiu um reino poderoso, com uma civilização muito adiantada, que chegou a englobar o que hoje é a Jordânia, Israel, Palestina, Líbano e a própria Síria.

Vários grupos semitas (os acádios, os canaanitas, os fenícios, os amoritas, os arameus e os hebreus são alguns) governaram partes do território sírio até 538 a.C.Os navegantes fenícios, por exemplo, difundiram sua cultura por todo o mundo mediterrâneo. Já os hebreus entraram no sul da Síria em fins do séc. XIII a.C. e introduziram na cultura local o monoteísmo (crença em um só Deus).

Em 732 A.C. os assírios conquistaram grande parte do território da Síria e a governaram até 572 a.C. quando os caldeus a dominaram. Os persas derrotaram os caldeus em 538 a.C., assim o território passou a fazer parte do império persa. Grandes comandantes a exemple de Alexandre, o Grande subjugaram os persas por volta de 333 a.C. Sob o domínio persa o comercio e a agricultura teve grande desenvolvimento.

Em 64 a.C., os sírios viveram quase 700 anos sob o governo romano. Nesse período, o cristianismo se alastrou na parte da Grande Síria chamada Palestina, tornando-se a religião oficial da Síria no séc. IV d.C. Mas os árabes muçulmanos invadiram a Síria, expulsaram as forças rivais em 636. Com isso o islamismo começou a tomar força no território sendo pouco a pouco substituindo o cristianismo restando poucos adeptos a religião cristã. Instituiu também o árabe como língua comum e depois de 661 já existia um grande império muçulmano e como capital Damasco. [...]
 

          ¡ Damasco !
Capital da Síria, Damasco. Dizem que é uma das cidade mais antigas do mundo e nunca deixou de ser habitada desde a sua fundação. Situada no sopé da cordilheira do Antilíbano e cortada pelo rio Barada, Damasco há séculos é conhecida como um convidativo oásis localizado nos limites do grande deserto da Síria. Provavelmente o patriarca Abraão passou por essa cidade ao se dirigir para o sul, rumo a Canaã. E ele acolheu Eliézer, “um homem de Damasco”, como servo doméstico. — Gênesis 15:2.

Mil anos depois os reis sírios de Zobá lutaram contra Saul, primeiro rei de Israel. (1 Samuel 14:47) Davi , o segundo rei de Israel, também lutou contra reis de Arã (nome hebraico para a Síria), os derrotou e “pôs guarnições na Síria de Damasco”. (2 Samuel 8:3-8) Israel e a Síria tornaram-se assim inimigos de longa data. — 1 Reis 11:23-25.

No primeiro século d.C. a inimizade entre os sírios e judeus tinha tranquilizado, aparentemente. Na época havia até mesmo sinagogas judaicas em Damasco. Você talvez se lembre de que Saulo (mais tarde Paulo) de Tarso estava na estrada de Jerusalém a Damasco quando foi convertido ao cristianismo. — Atos 9:1-8.

Na Damasco moderna não há nada que faça lembrar a passagem de Abraão ou a conquista de Davi. Mas há vestígios da velha cidade romana, bem como uma via pública que segue o mesmo trajeto da antiga Via Recta (Rua Direita), romana. Foi numa casa que ficava nesta rua que Ananias encontrou Saulo após a miraculosa conversão deste ao cristianismo, perto de Damasco. (Atos 9:10-19) Embora a rua hoje seja bem diferente do que era nos tempos romanos, foi ali que o apóstolo Paulo iniciou sua brilhante carreira como apóstolo de Cristo. A Rua Direita termina no portão Bab-Sharqi, romano. As muralhas da cidade, com casas construídas sobre elas, nos ajudam a visualizar como Paulo foi ajudado a fugir, baixado por uma abertura na muralha, escondido num cesto. — Atos 9:23-25; 2 Coríntios 11:32, 33.

          ¡ Palmira!
A umas três horas de carro de Damasco, em direção ao nordeste, há um notável sítio arqueológico: Palmira, chamada na Bíblia de Tadmor. (2 Crônicas 8:4) Esse oásis, que fica a meio caminho entre o Mediterrâneo e o rio Eufrates, é regado por mananciais subterrâneos cujas águas afloram ali, procedentes das montanhas situadas ao norte. A antiga rota comercial entre a Mesopotâmia e o Mediterrâneo seguia o Crescente Fértil, bem ao norte de Palmira. Contudo, no primeiro século d.C., a instabilidade política no norte fez com que a rota sul, mais curta, fosse preferida pelos viajantes. Localizada nessa rota comercial, Palmira atingiu o auge de sua prosperidade.

Sendo útil a Roma como ponto estratégico para defender o lado oriental do império, Palmira foi integrada na província romana da Síria, mas por fim foi declarada uma cidade independente. Numa rua ornada com colunatas magníficas havia grandes templos, arcos monumentais, banhos e um teatro. Os pórticos em cada lado eram pavimentados para a passagem de pedestres, mas a via principal não era pavimentada, para a conveniência das caravanas de camelos que passavam por ali. As caravanas que percorriam a rota comercial que ligava a China e a Índia (no Oriente) ao mundo greco-romano (no Ocidente), se abasteciam em Palmira. Ali os comerciantes eram obrigados a pagar impostos sobre a seda, as especiarias e outros bens que transportavam.

No terceiro século d.C., no auge de sua prosperidade, Palmira tinha uma população de cerca de 200 mil habitantes. Foi nessa época que a ambiciosa Rainha Zenóbia travou batalhas contra Roma, sendo finalmente derrotada em 272 d.C. Dessa forma, sem o saber, Zenóbia cumpriu parte de uma profecia registrada pelo profeta Daniel uns 800 anos antes. (Daniel, capítulo 11) Depois da derrota de Zenóbia, Palmira sobreviveu por um tempo como ponto estratégico do Império Romano, mas nunca mais recuperou sua anterior glória e poder.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comments system

Calcule seu Seguro Auto Tokio Marine

Total de visualizações